Sobre Sonhos e Crenças, trago para nossa reflexão em 2020, frases de Jorge Paulo Lemann e Henry Ford. Dois grandes empreendedores que sonharam alto e chegaram longe. Sendo Sonho tudo o que queremos alcançar e Crenças o que acreditamos, que pode tanto nos potencializar, quanto limitar.

Lemann fala sobre sonhos ao dizer: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Afinal, os nossos sonhos estão no campo das idealizações. Nesse caso, nossa imaginação não tem limite. O risco de sonhar alto demais – É nos depararmos com as frustrações dos sonhos não realizados. O perigo de sonhar pequeno – É alcança-los e permanecer numa zona de conforto aquém das nossas possibilidades.

Portanto, regule suas expectativas de modo que não venha a prejudicar sua saúde física e mental, pois nenhuma conquista justifica ou se sustenta sob certo desequilíbrio emocional. Logo, independentemente, do tamanho do seu sonho, comece com passos pequenos e sólidos, ciente de que os seus resultados serão gradativos. Pois, essa nossa cultura imediatista, é a maior vilã responsável pelo grande Mal do Século XXI – Contido no aumento dos transtornos psíquicos de quem muito se cobra e se sente cobrado.

Eu particularmente, prefiro sonhar alto, porque gera em MIM planos e ações à altura das minhas metas. Porém, sempre digo: “Eu miro no topo da montanha, mas, se ao longo da minha existência, eu só chegar na metade dela, não tem problema, pois em vez de olhar para cima e reclamar por não ter chegado onde pretendia, olharei é para baixo para agradecer o quanto caminhei e quão longe cheguei por ter sonhado alto.

Já Henry Ford cita a respeito das nossas crenças que: “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está correto”. Até porque, nossos comportamentos são regulados por nossas crenças. Pois, se eu acredito que consigo alcançar meu sonho, movimento-me em direção a ele. Mas quando desacredito das possibilidades ou dá minha capacidade, permaneço na inercia e, sem ação, não existe resultado.

Desse modo, ambas citações se complementam, uma vez que, não basta SONHAR, temos que igualmente ACREDITAR nas possibilidades para nos movimentarmos em direção a elas. Nesse sentido, Sonhe, Acredite e Faça Acontecer, porque o seu futuro depende de VOCÊ.

Por fim, ou você diminui seus sonhos, ou aumenta suas competências, pois mesmo em movimento, se você não estiver preparado, os seus resultados não serão alcançados. Contudo, não há mal nenhum em sonhar pequeno, porque o importante mesmo é ser feliz, seja na simplicidade ou na abundância. Afinal, felicidade não é ter tudo o que se quer, mas sim, ser satisfeito com o que se tem. Por isso, agradeça mais e reclame menos, para expandir sua mente e atrair mais provimentos.

Feliz Ano Novo. Que 2020 seja um ano de muitas realizações na sua vida.

PS 1:  Caso não queira perder meus textos, cadastre-se no link a seguir e receba-os no e-mail – http://eepurl.com/cbLNpT

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo, Coach e Escritor
www.marciovaz.net

#Empreendedorismo #Palestras #Psicologia #Coaching  #Comportamento #Gestão #Superação #Motivação #Autoconhecimento #MárcioVaz #Autoestima

Compartilhe: