O QUE ACORRENTA VOCÊ?

O QUE ACORRENTA VOCÊ?

No mês das crianças, surgiu-me a seguinte reflexão: “O que nos acorrenta?” Ainda na infância, somos criativos e livres para sonhar. Somos persistentes, pois antes de aprender a andar, caímos e levantamos 50 vezes sem nunca desacreditar que uma hora iremos caminhar. Sonhamos em ser Super-Heróis sem uma causa ainda definida, porém, um dia surge alguém que nos diz que não podemos “voar”.

Quando criança, meus pais me levavam aos Circos e eu não entendia como um Elefante que pesa toneladas era contido com uma frágil corrente na pata. Hoje, Adulto e Psicólogo, compreendo que suas correntes foram apresentadas ainda na infância, período em que suas forças não o permitiam escapar. De tanto tentar, cair e se machucar, um dia ele parou de arriscar por acreditar que a corrente e o pino fincado ao chão eram mais fortes do que ele. A isso chamamos de condicionamento. Crenças passadas que nos aprisionam.

Assim somos nós. Em algum momento da vida deixamos de acreditar no nosso potencial. Ficamos presos, acorrentados ou condicionados às consequências do passado. Inúmeras são as razões que nos levam a ter medo de arriscar. Porém, hoje somos adultos, aptos e livres para adquirir as competências necessárias que nos façam superar nossos medos e realizar nossos sonhos.

Por isso, reflita: O que acorrenta você? E liberte-se dessa amarra psicológica.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

#Palestras #Psicologia #Coaching #Superação #Autoconfiança #Sonhar

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima