GESTÃO DO COMPORTAMENTO – Como Manter Novos Hábitos?

GESTÃO DO COMPORTAMENTO – Como Manter Novos Hábitos?

No artigo anterior, falamos sobre Gestão dos Pensamentos e como materializa-los através de processos. Ou seja, colocar no papel nossa META, com PRAZO e AÇÕES definidas para sua realização. No entanto, somos mestres em iniciativas, mas doutores em desistências. Quantas vezes iniciamos projetos sem acabativas? Abandonamos nossos sonhos pela metade do caminho, por razões diversas: medo, descrença, preguiça, baixa autoestima, procrastinação, insegurança etc. São mecanismos de auto sabotagem, que mascaram a realidade com desculpas e justificativas que minam as nossas expectativas. Afinal, reforçamos nossos pensamentos negativos a cada nova frustração. (Exemplos: “Se acredito ser difícil emagrecer, ao desistir de mais uma dieta, convenço-me de que estou certo”; “Se creio ser complicado liderar, dou-me por vencido, ao ser criticado, contestado e desacreditado pelos meus liderados.”). Enfim, temos pensamentos e comportamentos que se retroalimentam a todo momento.

Compreenda como funcionam nossas CRENÇAS e porque elas influenciam e reforçam nossos COMPORTAMENTOS. Vou exemplificar, com uma “crença feminina”, mas que serve para ambos os sexos. Se você mulher, nasceu em um lar, cujo discurso familiar – “é de que homem não presta”. Há uma forte tendência, uma vez internalizada esta crença, que ao se relacionar futuramente, você entre nessa relação cheia de resistências por desacreditar do resultado. Tal CRENÇA irá provavelmente instalar, COMPORTAMENTOS como insegurança, desconfiança, ciúmes excessivos etc. O que poderá contribuir para o declínio da relação e por sua vez o REFORÇAMENTO de que homem não presta. A medida que me frustro, potencializo minhas crenças e reforço meus comportamentos.

Ok, mas o que devo FAZER para INICIAR e MANTER novos COMPORTAMENTOS?

Primeiramente, para INICIA-LOS, liberte-se das suas crenças limitantes: “Dinheiro não traz felicidade”, concordo, mas ajuda a sofrer com dignidade. “Eu não sou capaz” ou “Não sou merecedor”, ok, mas, mesmo assim, arrisque, pois pode ser que você sofra apenas de insegurança. Não cultive na sua mente algo que está podando a sua capacidade. O ser humano é capaz de feitos espetaculares, mas antes tem que acreditar nas suas possibilidades. Lembre-se que, quem vos escreve aqui, está digitando com a boca e, teve sua vida transformada, quando mudou a sua forma de pensar e agir. Porém, mudar não é uma tarefa fácil e nem ocorre da noite para o dia. Até porque, quando idealizamos uma meta, ela se apresenta linear, mas, na prática, descobrimos que o trajeto é cheio de obstáculos, o que nos leva a fraquejar e desistir. No entanto, vou passar aqui, uma dica de como MANTER novos hábitos:

Encare suas dificuldades e problemas como um DESAFIO necessário a ser superado. Trago como exemplo, uma experiência pela qual passei, que ilustra bem o que quero dizer. Quando eu era acadêmico de psicologia, estagiei em diversas unidades, mas, em uma delas, fui assediado moralmente, por minha supervisora. Todos os meus “passos” eram tolhidos, além de ser severamente coagido, ao expressar qualquer opinião. Até que certo dia, fui chamado a coordenação, aonde a coordenadora mostrou-se solidária a minha situação, pois reconhecia a dificuldade que a profissional tinha – em MANTER boas relações. Na ocasião, fui questionado se precisava que ela intervisse no caso ou se eu preferia ser transferido para outro setor? A minha resposta foi categórica, ao dizer: “Peço que não intervenha, nem me transfira, pois eu sou aluno de psicologia, e, caso eu não saiba lidar ou contornar esta situação, é porque escolhi errado, a minha futura profissão”.

Pois bem, sendo minha vontade atendida, após 6 meses, a supervisora se tornou uma grande parceira de atividades e amiga da vida pessoal. Brinco que para ela era Deus no céu e Márcio na terra, pois passei a ser respeitado e solicitado para toda intervenção. Tal feito só aconteceu, porque em vez de FUGIR do problema, resolvi encara-lo como um DESAFIO a ser VENCIDO. Para tanto, fui beneficiado não só com a superação de um obstáculo, mas me vali e desenvolvi igualmente, diversas COMPETÊNCIAS para conseguir reverter o cenário. Aprendi o poder da Comunicação Assertiva, que nos revela – O Que Falar, Porquê Falar, Quando Falar e Como Falar.

Na vida, os maiores aprendizados, são os práticos, pois para trabalhar a minha paciência, preciso conviver com a diferença. Para aprender a perdoar, tem que alguém me magoar. Para saber VIVER, faz-se necessário me reinventar a cada nova conjuntura. Por isso, não se esquive ou fuja dos contratempos, DESAFIE-SE para crescer. Acredite no seu potencial e apegue-se as suas metas. Hoje, considero-me um expert das relações, mas, quem mais me ensinou, não foi a Psicologia ou o Coaching, e sim, a FACULDADE da VIDA.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS 1: Esse texto que você leu, com reflexões e dicas, não será nada mais do que palavras, se não for experimentado. Não acredite no que estou dizendo, apenas se permita provar e adotar novas ações para ver no que vai dar. Einstein já dizia: “insanidade é agir sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes”.

PS 2: Compartilhe este artigo com uma pessoa querida, para que ela possa acompanhar esta e outras reflexões, ao cadastrar seu e-mail no link seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

PS 3: Próximo texto irei discorrer sobre Gestão de Pessoas.

#Palestras #Psicologia #Coaching #Superação 

 

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima