COMO “ANDA” SUA AUTOESTIMA?

Para vivermos e convivermos em PAZ, faz-se necessário ter autoestima (saber se valorizar e obter a consciência de quem somos e do que somos capazes de fazer). Embora a maioria das pessoas projetem nos outros os seus parâmetros comparativos, não estamos o tempo todo a competir para querer Ter, Ser ou Ficar melhor do que alguém. Creio que, o melhor parâmetro a ser seguido, seja o nosso, ao buscarmos o autoconhecimento como forma de acesso a consciência de quem Somos e o que verdadeiramente Queremos e Podemos fazer.

Acredito, que não haja nada pior do que sonhar os sonhos dos outros e ao alcança-los descobrir que não estamos felizes porque de fato não sonhamos ou alcançamos os nossos sonhos. Penso que: Quem MUITO olha para a vida dos outros, se esquece de olhar para a sua, perdendo a oportunidade de se tomar protagonista da própria história. Da mesma forma, quem se incomoda DEMAIS com o olhar que vem de fora ou sobre o que os outros vão achar ao seu respeito, deixa de SER quem É e FAZER o que QUER, para se tornar um “AGRADADOR” ou “FANTOCHE” social.

No entanto, como não conseguimos agradar a Gregos e Troianos, devemos nos colocar em primeiro plano. Atender primeiramente as nossas necessidades, pois lembrem-se que, uma das máximas de jesus é: “Amai ao PRÓXIMO, como a SI MESMO”. Afinal, não devemos dar mais importância aos outros, do que a nós mesmos, pois eu não posso amar verdadeiramente o outro, se desconheço o amor por mim mesmo. Ou seja, o “ideal” é o amor de forma similar, em que o amor ao próximo não anule o nosso amor próprio (vice versa).

Porém, até mesmo o amor próprio, deve ser dosado, pois todo EXTREMO, para mais ou para menos, tornar-se prejudicial. Visto que, quem se ama de MENOS, tem baixa autoestima e vive aquém de suas possibilidades por desacreditar das suas potencialidades. Já quem se ama DEMAIS, pode perder-se na excessiva vaidade de se achar melhor do que os outros, tornando-se arrogante, orgulhoso e superficial.

Nesse sentido, ter autoestima é Você Se Conhecer Melhor para Se Amar, Respeitar e Aceitar como é – procurando sempre melhorar, mas sem se comparar a ninguém ou cobrar de si a perfeição. Até mesmo porque, qualidades e defeitos todo mundo tem, inclusive a gente. Logo, o que nos torna seres ÚNICOS e ESPECIAIS, são as nossas DIFERENÇAS. Desse modo, é quando me compreendo diferente, que devo valorizar quem Sou.

Por isso, seja autentico(a), aceite e reconheça as suas vulnerabilidades e não permita que a sua AUTOestima seja abalada por ninguém, pois quem depende da opinião e aprovação dos outros para se sentir bem, passa a ter “OUTROestima”, tornando-se refém do que dizem, esperam e acreditam ao seu respeito. Enfim, resgate a sua autoestima e seja feliz para ter em vez de esperar ter para ser. A felicidade é um estado cuja conquista é de dentro para fora e não de fora para dentro. Reflita.

“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque a sua consciência é quem você é, já a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam de você, é problema deles”. Bob Marley

Compartilho abaixo o link de um vídeo meu em que falo como resgatei a minha Autoestima. No meu canal do YouTube também postei recentemente uma palestra sobre o Poder da Nossa Mente: https://www.youtube.com/watch?v=CYfQMNb9wpU

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS 1: Este e outros artigos disponíveis em: http://www.marciovaz.net/blog-news

PS 2: Compartilhe este e-mail com uma pessoa querida, para que ela possa acompanhar esta e outras reflexões, cadastrando seu e-mail no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

#Palestras #Psicologia #Pensamento #Coaching  #Comportamento #Gestão #Superação #Motivação #Autoconhecimento #MárcioVaz #Autoestima  

 

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima