Até quando você vai empurrar seus sonhos com a barriga? Até quando você vai arranjar desculpas e justificativas para permanecer onde está? Você é do tipo que deseja realizar diversos sonhos, mas deixa tudo para depois? Reclama da ausência de tempo, do pouco dinheiro para investimento e da falta de sorte e/ou oportunidades para sair do lugar? Você se sente uma pessoa injustiçada? Despreparada? Desmerecedora? Infeliz? Enfim, a sua vida não está boa, mas também não está ruim, o que lhe permite habitar na sua zona de conforto.

De fato, toda mudança requer esforço, comprometimento e demanda muita energia. Por isso, temos uma forte tendência a procrastinar, pois não queremos nos desgastar e/ou frustrar, ao sairmos de um estado já conhecido, embora não grato, para um total desconhecido, do qual não temos nenhuma Garantia. Nesse sentido, evitamos correr o risco de trocar o certo pelo duvidoso. Afinal, o que pode ficar melhor, também pode ficar pior. Quem nos garante? Logo, os nossos pensamentos e comportamentos estão acorrentados as nossas dúvidas, pois se tivéssemos certeza dos resultados, já teríamos mudado e arriscado a muito tempo. Correto?

Perceba que, somos tão apegados, inseguros e indecisos, que na hora de comprar um PRODUTO caro, como a exemplo de um carro, o fato de obtermos uma Garantia e poder Assegurá-lo, influencia fortemente nas nossas decisões. Isso ocorre, porque não queremos correr o risco de fazer investimentos a fundos perdidos. Acontece, que nem tudo na vida tem garantia, como o investimento em um treinamento, que embora tenhamos interesse em fazê-lo, raramente arriscamos, pois o retorno de um SERVIÇO prestado, é o nosso compromisso com o aprendizado e os resultados.

Logo, o que nos priva de arriscar, é a nossa ausência de fé, SABEDORIA, autoconfiança e autoestima para desbravarmos novos horizontes. Porém, como o conhecimento não é algo tangível, palpável e visível, fato que o “desvaloriza”, em um mundo materialista, continuamos a LUTAR e BRIGAR pelo que queremos, em vez de ATRAIR e CONQUISTAR. Pedimos FORÇA divina em vez de SABEDORIA. Assim como a frase de D. Elhers – “Não corra atrás das borboletas, mas sim, cuide do seu jardim, para que elas venham até você” – entendo a relação do homem/mulher, com o conhecimento, pois embora o mundo esteja cheio de pessoas desempregadas, correndo atrás de emprego, os mais preparados continuam sendo disputados e cobiçados pelas empresas.

Entramos aqui, no velho paradoxo de quem nasceu primeiro, “o ovo ou a galinha?” Ou seja, devemos nos preparar para arriscar ou arriscar para nos preparar? Muitas pessoas dizem que não investem em treinamentos, porque não tem dinheiro. Mas será que o fato de não investirem em conhecimento, não é o motivo pelo qual falta o retorno financeiro? Acredito cada vez mais que você vale o que Sabe e o que Faz. Afinal, o que você ainda não alcançou, é porque ainda NÃO SABE como alcançar, pois se soubesse, já teria alcançado. Isso faz sentido para você?

Embora pareça óbvio, o fato é que, se alguém já alcançou algo que desejamos realizar, é sinal que existe um “caminho das pedras” que nos leva até lá. Porém, erroneamente questionamos ou procuramos SABER o que a pessoa FEZ para conquistar tais RESULTADOS. O que de nada adianta saber, pois cada um de nós deve construir o seu próprio caminho. Até porque, dispomos de CONDIÇÕES desiguais e PONTOS de PARTIDAS completamente diferentes.

É por esse motivo que tendemos a seguir Gurus e abrir e-mails cujos títulos trazem: “3 Passos para Ficar Rico”; “5 Hábitos para Deixar de Procrastinar”; “Os 6 Segredos das Pessoas Prósperas”, “7 Ações para Perder Peso Rápido” etc. Enfim, “métodos e modelos infalíveis” para quem os criou, mas que não podem OFERECER GARANTIA para mais ninguém, pois vivemos em contextos diferentes. Na verdade, quem dera se a nossa realidade pudesse mudar ou os nossos sonhos fossem alcançados em tão poucos Passos, Hábitos, Segredos, Ações e Ensinamentos.

Nesse sentido, o melhor questionamento não é SABER o que o outro FEZ, mas sim, quem ele precisou se TORNAR para alcançar seus objetivos. Acredito piamente na meritocracia, em que colhemos o que plantamos, pois repassamos o que sabemos, logo recebemos o que merecemos. Se na melhor das hipóteses, seguir a fórmula dos “3 Passos para Ficar Magro”, der certo, vamos precisar de outro método de como se Manter Magro, porque a dieta e o exercício que faz você emagrecer, se não tiver alinhado com uma mudança de mentalidade e comportamento, de nada vai adiantar, pois cedo ou tarde, a sua mente e o comportamento diante das “gordices” irão fraquejar.

Desse modo, não é sustentável, conseguir emagrecer e continuar pensando como gordo. Se tornar empresário, mas pensar como funcionário. Ganhar uma fortuna em uma única jogada, mas permanecer investindo só em passivos. Até porque, toda fonte em que só se retira e não se repõe, uma hora seca. Por isso, se você deseja uma vida melhor, está na hora de DESEJAR também se TORNAR uma PESSOA MELHOR.

Lembre-se, a nossa vida não é uma corrida de 100 metros, mas sim, uma maratona sem fim. Sendo praticamente impossível vencer uma pessoa que nunca desiste. Porém, torna-se complicado ser persistente, quando não se obtém nenhum resultado. Ciente disto, reconheça que, provavelmente, o que pode estar lhe faltando é preparo para que suas ações sejam mais assertivas. A questão é: O que lhe impede de ser essa pessoa preparada? O que lhe faz Desistir, Desacreditar, Procrastinar? Se você ainda não sabe responder, volte a ler esse texto desde o começo, pois muito se resume em falta de FÉ (certeza), MEDO DE CORRER RISCOS e PREPARO.

Entenda, os seus sonhos só serão realizados quando você APRENDER a CRIAR os seus próprios PASSOS. Quando compreender o porquê da manifestação dos seus sabotadores? Enfim, a meu ver, toda conquista sustentável, se estabelece após um processo de autoconhecimento, que não se resume em passos preestabelecidos e fórmulas mágicas. Cada um deve criar o seu caminho, compreendendo a subjetividade e as peculiaridades das suas condições biológicas, psicológicas e contextuais.

Segundo Albert Einstein, “uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Descubra seu Melhor Caminho, antes que qualquer caminho descubra você. Se você quer realmente transformar a sua vida, tente mudar primeiramente a sua forma de Ser, Pensar e Agir. O caminho é árduo, mas é possível e recompensador.

Não tenha medo de Arriscar! Tenha medo de nunca Tentar! Invista em você, pois caro mesmo é perder seu tempo vivendo de qualquer jeito. A vida é uma oportunidade tão maravilhosa, que não deve ser desperdiçada. Se você leu até aqui, parabéns, você é rara. A maioria das pessoas desistem de tudo, inclusive da leitura, na metade do caminho. Em algum momento, até tem iniciativas, mas lhes faltam “acabativas”. Você já deu seu primeiro passo na resistência, agora CONTINUE E NÃO PARE MAIS.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS: Caso não queira perder meus textos e passar recebê-los no seu e-mail, cadastre-se no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

#Palestras #Psicologia #Pensamento #Coaching  #Comportamento #Gestão #Superação #Motivação #Autoconhecimento #MárcioVaz #Autoestima

Compartilhe: