AGORA VAI… .

Você espera que seus sonhos sejam realizados em 2019? Que os seus problemas sejam superados? Então o que você está disposto a fazer para que isto possa acontecer?

Primeiramente, entenda que, toda conquista em si, ocorre inicialmente, dentro de si mesmo. Quando o ganho se dá sem esforços, ou seja, de fora para dentro, sem mérito próprio, essa conquista torna-se superficial. A exemplo, teremos um ganhador da Mega Senna, que se voltar a ficar pobre, dependerá novamente da própria sorte.

Já quando a conquista é construída, gradativa e meritocrática, caso “os maus ventos” destruam a sua “casa”, permanece o alicerce para a construção de uma nova “morada”. Em outras palavras, você tem a bagagem e conhece o caminho das pedras para reconquistar o que é seu por mérito. Isto só acontece, porque a verdadeira riqueza já está dentro de você. Logo, a composição aqui – se deu – de dentro para fora.

Posto isto, corroboro com a frase que diz: “O mundo não muda, se você não mudar”. Isso faz sentido para você? Caso faça, o que LHE impede de se TORNAR a PESSOA que irá MUDAR a sua REALIDADE? Transformar seus ideais em fatos reais. Deixar de ser um IDEALIZADOR para se tornar um REALIZADOR.

Inicialmente, compreender em si, quais são os seus fatores limitadores e auto sabotadores, poderá fazer a diferença na sua existência ao modificar os seus resultados. Pois, acredito fortemente, que o autoconhecimento é a chave de todas as portas e da transformação. Afinal, somos reféns de nós mesmos, uma vez que, mesmo querendo, nos perdemos nos descontroles das nossas emoções.

Desse modo, quero emagrecer, mas não consigo parar de comer. Quero manter o foco, mas tudo me desvia a atenção. Quero iniciar um projeto, mas deixo tudo para depois. Enfim, quero realizar um grande sonho, mas me perco nos prazeres imediatos. Porém, até quando? Até quando você vai empurrar seus sonhos com a barriga? Até quando você irá se permitir viver de qualquer jeito e não investir em si mesmo? E não me diga aqui, que falta tempo e dinheiro para investir em conhecimento, mas sobra tempo para navegar nas Redes Sociais e dinheiro para adquirir caríssimos Smartphones e Iphones X, Y ou Z.

Outro dia recebi a visita de um possível cliente que pretendia iniciar um processo de coaching. Ao conversarmos sobre o método e posteriormente os valores, ele demonstrou extremo interesse em dar início as sessões, mas depois se lamentou por não conseguir vislumbrar uma forma de me pagar. Na ocasião, “deu até vontade de falar”, basta vender o seu celular (Iphone X), que ainda sobra dinheiro para viajar (nem que fosse para Caucaia). Mas, inicialmente, não cabe a mim, opinar, pois a premissa de um processo promissor, é cada um aprender a se virar. Encontrar os seus meios para realizar os seus desejos. Enfrentar e vencer os seus medos. Até porque, sem esforço, não há mérito e nem retorno. Temos que ampliar o nosso repertório.

Entenda, os nossos sonhos só serão realizados, quando os nossos desejos forem maiores do que as nossas desculpas. Tudo é uma questão de prioridade e autocontrole. Quando algo tem extremo VALOR para a gente, os meios para alcançar os fins, serão encontrados. Assim como, a aquisição do celular de quem me procurou, mas não encontrou recursos para me custear. Talvez, ele nem saiba, mas possa estar levando a vida que QUER, no lugar da vida que PODE. Motivo pelo qual, muitas empresas quebram e pessoas se endividam, pois trabalham só para pagar contas em nome de um falso status e padrão que, naquele momento, está além das suas possibilidades.

É nesse sentido, que devemos primeiramente investir na gente, para só depois de preparados e transformados, levarmos a vida que podemos e merecemos. No entanto, mudar, não é uma tarefa fácil, pois ressignificar crenças e criar novos hábitos, dá muito trabalho, uma vez que já estamos a bastante tempo condicionados a certos padrões de pensamentos e comportamentos. Por isso, resistimos, e em vez de mudarmos a nossa forma de pensar e agir, optamos por outros 2 caminhos, sendo um SUPERSTICIOSO e o outro OMISSIVO, ao nos cercarmos de desculpas e justificativas que terceirizam a culpa da nossa insatisfação a crise, ou aos nossos pais, ou a falta de oportunidades, ou ao cônjuge, as finanças, a raça, ao gênero, a deficiência etc.

E NÃO ESTOU A DIZER AQUI, QUE: Ser negro em um país racista, não dificulte, porém, não impossibilita. Ser pobre em um país elitista e capitalista, não dificulte, porém, não impossibilita. Que Ser gay numa cultura homofóbica, não dificulte, porém, não impossibilita. Ser mulher em um país machista, não dificulte, porém, não impossibilita. Ser deficiente em um país assistencialista, não dificulte, porém, não impossibilita. Agora, se você for mulher, negra, pobre, lésbica e deficiente, tudo ao mesmo tempo, perdoe-me, mas vá se benzer que você nasceu no corpo errado.

Entretanto, independentemente de tudo e todos, um Novo Ano se aproxima, e com ele as nossas esperanças se renovam. Porém, este ano, siga um caminho diferente e faça acontecer. Abandone as superstições e invista nas mudanças comportamentais. Aja mais, EM VEZ DE CONTINUAR comendo lentilhas para prosperar; caroços de uvas para se renovar; ou FICAR colocando folhas de parreira atrás das orelhas e 1 dólar na carteira para atrair abundância financeira; pulando 7 ondas para realizar seus sonhos; vestindo peças intimas amarelas para chamar dinheiro e vermelhas para encontrar um amor verdadeiro e; POR FAVOR, pare de enviar barca para Iemanjá, com perfume Alfazema, sabonete Phebo e shampoo Palmolive, pois, se eu fosse Iemanjá, lhe devolveria era uma praga para você deixar de ser mão de vaca.

Atualmente, o grande mal da humanidade, é sonhar alto, mas agir mediocremente. Acreditar que será agraciado ENORMEMENTE, praticando a lei do MENOR esforço. Desista, porque infelizmente, esta matemática não bate. Se você for beneficiado com a sorte grande, aproveita, pois a vida é cíclica e, cedo ou tarde, virá uma conta a pagar. Por isso, aproveite seu tempo e faça bons investimentos.

Enfim, você quer um 2019 diferente? Cheio de prosperidades em várias áreas da sua vida? Então, se transforme numa pessoa melhor, mais comprometida, capacitada, assessorada e persistente, que o seu futuro será diferente. Pois, realmente, acredito piamente, que o SEU MUNDO não MUDA se VOCÊ não MUDAR. Dê o seu máximo este ano, atue na sua melhor versão, porque ao final de mais 365 dias – todo sacrifício terá valido a pena.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS 1: Caso não queira perder os meus textos, cadastre-se no link a seguir para recebê-los por e-mail: http://eepurl.com/cbLNpT 

#Palestras #Psicologia #Pensamento #Coaching  #Comportamento #Gestão #Superação #Motivação #Autoconhecimento #MárcioVaz #Autoestima

Compartilhe: