FRIO NA BARRIGA – Reprograme Sua Ansiedade.

FRIO NA BARRIGA – Reprograme  Sua Ansiedade.

Li uma frase que faz muito sentido para mim. Veja se faz para você também? “A vida é como uma Roda Gigante. Se você não aguentar o frio na barriga na hora da decida, não vai sentir o vento no rosto e a sensação da subida”. Realmente a vida é cíclica e cheia de paradigmas (padrões a seguir), mas, às vezes, precisamos vivenciar os antagonismos para aprender a valorizar e agradecer cada conquista. (Quem já passou muito frio, reconhece o verdadeiro valor de um cobertor).

Quando a “Roda” começa a girar, o que mais ouço dos meus clientes de COACHING – são reclamações sobre ansiedade e frio na barriga, mas, sempre “brinco”, que sentir frio na barriga é um “ótimo” sinal, pois serve como indicador de atividade. Afinal, uma vida sem emoção, torna-se monótona ou sedentária. É NATURAL sentirmos ansiedade ao encarar um novo desafio, até porque, não temos CONTROLE sobre os resultados, o que nos GERA inúmeras expectativas. Por ser de ordem natural, não devemos buscar “cura” para a ansiedade (moderada), mas sim, ressignificá-la. Ou seja, sentiu frio na barriga, agradeça, porque é sinal que você está vivo – (vivo e ativo). Acredito que, melhor do que tomar ansiolíticos – é aprender a reprogramar nossa mente para saber lidar com as dificuldades.

No entanto, como se faz isso? Pois bem, ressignificar sentimentos, trata-se de compreender que, a mesma ansiedade que pode nos paralisar, também pode nos potencializar, ao eu ter que me preparar melhor para vencer os meus desafios. Não encare a sua ansiedade como um problema, pois ela se tornará. Compreenda-a como algo pertencente a todos nós e usufrua do que ela nos traz de melhor: responsabilidade perante um desafio, aprimoramento, superação, prevenção, sobrevivência e a percepção de que, quanto mais me preparo, menos ansioso fico. Uma pessoa sem ansiedade, mostra-se indiferente aos seus resultados. Aprenda a controlar sua ansiedade para vibrar com as suas vitórias e superar as suas derrotas.    

“Coragem não é ter ausência de medo, mas sim, mesmo com medo, seguir adiante”. Por isso, faça da sua ansiedade uma forte aliada a favorecer os seus resultados. Com o tempo e a repetição, o frio na barriga cede. Supere-se… a vista de cima de uma Roda Gigante é Belíssima.

Márcio Vaz
psicólogo, Coach e Palestrante
www.marciovaz.net 

1º PS: Caso você tenha gostado desse texto e queira receber o relato de duas experiências minhas sobre ansiedade, uma traumática e outra exultante, basta enviar e-mail para [email protected] dizendo: EU QUERO

2º PS: No texto acima, não me refiro aos transtornos de ansiedade ou síndrome do pânico, que apesar de os sintomas também poderem ser ressignificados, por vezes, faz-se necessário uso de fármacos.   

3º PS: Se não quiser perder meus e-mails com artigos, promoções e novidades, cadastre seu e-mail no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT 

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima